Entenda por que o PMI não vai divulgar o resultado do Exame PMP imediatamente.

Após 11 meses do anuncio oficial o Exame PMP está mudando em 31 de agosto de 2011, isto significa que, 30 de agosto de 2011 é o ultimo dia para fazer o exame no atual formato, com 6 domínios de verificação.

O novo formato (aproximadamente 30% de mudanças) anunciado pelo PMI consiste na integração da área de conhecimento “Responsabilidade Social e Profissional” aos outros domínios alvos de verificação (Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle, e Encerramento), e não mais como um domínio em separado, ou seja, o exame passará a abordar 5 domínios considerados de conhecimento obrigatório para o profissional de Gerenciamento de Projetos, o que reflete os estudos recentes a respeito do atual papel desempenhado pelo Gerente de Projetos, onde a Responsabilidade Social e Profissional é considerada comum as outras áreas de conhecimento.

A versão do Guia PMBOK® referência para as 200 questões do exame continua a ser a Quarta Edição, o tempo de exame permanece em 240 minutos e os critérios de elegibilidade não sofreram alterações.

Para os candidatos PMP que realizaram o exame entre 31 de agosto de 2011 e o final de outubro de 2011 a ansiedade pelo resultado “pass” ou “no pass“, será ampliada entre 4 a 6 semanas – isto vai acontecer por um tempo limitado – veja abaixo o comunicado oficial do PMI.

“As we transition to the new examination, PMI must update its examination reporting processes. This means for a short period of time examination results will not be available immediately following the examination. There will be a 4-6 week period between taking the examination and receiving the results via email. We know this will be disappointing to candidates, but please let them know the delay is necessary any time an exam changes to validate the new examination structure.”

Trata-se de um processo implementado para validar a nova estrutura de exame, a fim de confirmar o alinhamento do percentual de questões necessárias para aprovação / reprovação entre o antigo e novo formato do exame. Assim, diferente do que acontece hoje, onde o resultado é apresentado na tela e impresso no relatório de exame, o candidato PMP não vai receber seu resultado imediatamente, no prazo estimado para validação o candidato será informado do seu desempenho no exame por e-mail, ocasião que receberá seu relatório de exame.

A expectativa de validação final do PMI é para o mês de outubro, onde os candidatos que realizarem o exame PMP baseado em computador passarão a receber novamente o resultado imediatamente nos centros Prometric.

@ronielton

Sobre Ronielton Rezende Oliveira

IT Pro, Gerente de Projetos, Analista de Segurança da Informação, Professor | MSc, MBA, PMP, PRINCE2, CSM, MCTS, COBIT, ITIL | Escalador e Corredor

Esta entrada foi publicada em Gerenciamento de Projetos com as tags , , , . ligação permanente.

4 respostas a Entenda por que o PMI não vai divulgar o resultado do Exame PMP imediatamente.

  1. David CobbsNo Gravatar diz:

    I think this is the greatest post ever made and I will find out more at google.

  2. GracyeNo Gravatar diz:

    Great common sense here. Wish I’d thought of that.

  3. Pingback: Lições Aprendidas – Exame Project Management Professional (PMP)® – Daniel Carvalho | BLOG ® Ronielton Rezende Oliveira – ronielton.eti.br

  4. Pingback: Gregory Smith

Deixar uma resposta