Serviços de Armazenamento na Nuvem

Usufruir dos novos recursos e dispositivos tecnológicos explorando ao máximo sua capacidade de integração é uma realidade, atualmente uma das grandes facilidades encontradas é a computação em nuvem para uso profissional ou pessoal. Acessar um documento ou arquivo a qualquer instante sem a dependência de discos externos ou pen drives é a premissa dos serviços de armazenamento em nuvem. Existem vários fornecedores competindo neste mercado com soluções confiáveis e seguras para armazenar e compartilhar dados na internet, disponibilizando sem custo seus produtos.

cloudstorage_image

Conhecer as principais diferenças dos produtos oferecidos para armazenamento em nuvem, facilita sua escolha ao adotar determinado serviço em função da sua necessidade de utilização, é importante determinar as principais características de cada serviço de armazenamento – que incluem streaming de arquivos multimídias, aplicativos para uso em dispositivos móveis, limite de tamanho individual de arquivos, taxa de velocidade de upload, entre outras – ao optar pelo uso continuado e frequente de seus recursos com a finalidade de cumprir seus requisitos e atender suas expectativas.

cloudstorage_skydrive SkyDrive (Microsoft) – 25GB (grátis) – o serviço de armazenamento em nuvem da Microsoft apresenta o diferencial de permitir a visualização e edição de documentos elaborados com o Microsoft Office (Word, Excel, PowerPoint e OneNote), permitindo aos usuários compartilharem estes documentos para edição por múltiplos usuários, sendo uma solução ideal para quem tem a necessidade de trabalhar um documento em grupo. O sincronismo fica por conta do aplicativo Windows Live Mesh disponível para Windows Vista/7, usuários de MAC OS X podem instalar o aplicativo Windows Live Sync. Para acessar o serviço é necessário possuir uma conta ativa do Windows Live Messenger.

cloudstorage_icloudiCloud5GB (grátis) – o serviço de armazenamento em nuvem da Apple, lançado juntamente com o iOS 5 permite o backup e sincronismo de informações entre todos os dispositivos da empresa, ideal para os apaixonados pelos gadgets da Apple, sua utilização esta condicionada a possuir uma ID Apple ativa e realizar as configurações de ativação através de um dispositivo que suporte o serviço e tenha instalado o iOS 5 (iPhone, iPad e iPod) ou MAC OS X Lion 10.7.2, o iCloud também pode ser acessado em um PC através de um navegador WEB. Você pode optar por um plano pago que oferece até 50GB.

cloudstorage_amazonclouddriveAmazonCloudDrive (Amazon) – 5GB (grátis) – ideal para usuários que adquirem músicas online, o interessante é que as músicas compradas na loja da Amazon não contabilizam espaço no serviço. É possível armazenar arquivos pessoais (fotografias, vídeos, música e documentos) no serviço de armazenamento em nuvem da Amazon, usuários de iOS e Android contam o aplicativo Amazon Cloud Player, que permite acessar o conteúdo online. Você pode optar por um plano pago que oferece até 1.000GB. A Amazon oferece também o serviço de armazenamento de documentos pessoais 5GB (grátis) para os seus clientes que possuem o gadget Amazon Kindle, assim, você tem a disposição 10GB de armazenamento na nuvem, bastando possuir uma conta ativa da Amazon.com, infelizmente, os serviços não são integrados.

cloudstorage_sugarsyncSugarSync5GB (grátis) – o grande diferencial deste serviço de armazenamento na nuvem é não existir restrições quanto ao conteúdo dos arquivos hospedados, o acesso simultâneo, e a possibilidade de visualizar e sincronizar suas informações a partir de vários dispositivos através de aplicativo oficial para o gerenciamento dos arquivos nos sistemas operacionais Windows XP/Vista/7, Mac OS X, e para os dispositivos móveis iPhone, iPad, BlackBerry, Android, Windows Mobile e Symbian. Ainda para cada amigo convidado que assinar o serviço gratuito, seu espaço de armazenamento é incrementado em 500MB até o máximo de 10GB. Você pode optar por um plano pago que oferece até 500GB.

cloudstorage_dropboxDropBox2GB (grátis) – outro serviço de armazenamento em nuvem bastante popular, com algumas limitações de armazenamento, como o streaming de multimídia, automação de backups e edição de arquivos no próprio navegador. O aplicativo oficial para o gerenciamento dos arquivos esta disponível para os sistemas operacionais Windows XP/Vista/7, Mac OS X, Linux, e para os dispositivos móveis iPhone, iPad, BlackBerry e Android. Usuários de Windows Mobile e Symbiam, devem utilizar aplicativos desenvolvidos por terceiros. Ainda para cada amigo convidado que assinar o serviço gratuito, seu espaço de armazenamento é incrementado em 250MB até o máximo de 8GB. Você pode optar por um plano pago que oferece até 1.000GB (Dropbox Teams) com acesso para 5 usuários.

Serviço

Grátis

Comparativo

Planos de Assinatura

Capacidade Máxima

SkyDrive

25GB

Grátis

1

25GB

iCloud

5GB

50GB – $8,50/mês

3

50GB + 5GB (grátis)

AmazonCloudDrive

5GB

50GB -$4,25/mês

6

1.000GB

SugarSync

5GB a 10GB

60GB – $9,99/mês

5

500GB

DropBox

2GB a 8GB

50GB – $9,99/mês

3

100GB

Existem também outros serviços de armazenamento na nuvem para dados, streaming, imagens, documentos, etc., como o Box.net 5GB (grátis) com integração com o Google Docs e aplicativos desenvolvidos para iPad/iPhone e Android. Para usuários da distribuição Linux Ubuntu o serviço de armazenamento UbuntuOne disponibiliza 5GB (grátis) existindo um aplicativo de acesso aos arquivos desenvolvido para Windows.

Se a intenção é somente compartilhar o arquivo, o serviço do 4shared oferece 10GB (grátis), sendo que o armazenamento é garantido por 30 dias (para manter os arquivos é necessário pelo menos um acesso por mês ao serviço), enfim, são muitas opções para você ter seus arquivos acessíveis a qualquer momento.

O Google Docs é uma opção para armazenamento e edição de documentos e planilhas, por sua vez o Picasa é a opção para fotografias e imagens, onde a grande limitação destas soluções é a capacidade de armazenar apenas 1GB (grátis) para cada serviço oferecido, a vantagem é a integração com a Google Account e os múltiplos serviços e aplicativos capazes de acessarem os serviços de nuvem do Google. Entretanto, caso deseje, é possível comprar mais espaço de armazenamento nos servidores do Google, este sendo compartilhado entre os serviços Gmail, Picasa e Google Docs, o espaço de armazenamento extra pode variar de 20GB a 1.000GB, veja valores clicando aqui.

Todos os serviços de armazenamento em nuvem mencionados utilizam o protocolo de transmissão segura de arquivos (https://), porém é importante, ao decidir pela utilização e armazenamento em nuvem, seja dedicado um tempo para a leitura dos termos de serviço e privacidade, e principalmente após a escolha, estar atento para quais informações serão disponibilizadas na internet.

Certamente, possuir cadastro em vários provedores, é uma vantagem, ao contar com múltiplas possibilidades de armazenamento e espaço. Conhecer sua real necessidade e os dispositivos que você utiliza, possibilita extrair o máximo desempenho dos serviços oferecidos.

E você já usa os serviços de armazenamento em nuvem? Quais suas impressões sobre o uso? Utiliza outros provedores?

Compartilhe! divulgue! comente!
@ronielton

Sobre Ronielton Rezende Oliveira

IT Pro, Gerente de Projetos, Analista de Segurança da Informação, Professor | MSc, MBA, PMP, PRINCE2, CSM, MCTS, COBIT, ITIL | Escalador e Corredor
Esta entrada foi publicada em Infraestrutura de TI, Segurança da Informação com as tags , , , , . ligação permanente.

2 respostas a Serviços de Armazenamento na Nuvem

  1. PHD SistemasNo Gravatar diz:

    O armazenamento em cloud computing é uma tecnologia até certo ponto jovem, porém já mostra toda sua eficiência. Uma forma de testar a eficiência é se cadastrar nos sites e ver qual desses serviços se encaixa mais com a sua necessidade. Uma dica onde a implementação pode ser bem sucedida, é utilizar a cloud computing para realização de backups.

  2. Claudio MendesNo Gravatar diz:

    Excellent post. I want to thank you for this informative read, i really appreciate sharing this great post. Keep up your work.

Deixar uma resposta