Lições Aprendidas – Exame Project Management Professional (PMP)® – Daniel Carvalho

2012 já começou…

Esta publicação é para divulgar o documento de lições apreendidas do amigo Daniel Carvalho.

Pude acompanhar um pouco do processo de preparação, e agora devidamente autorizado compartilhar este registro. Definitivamente um documento valioso para o profissional de Gerenciamento de Projetos e Aspirante PMP.

Veja que o Daniel foi aprovado no dia 16/11/2011. Mas qual a importância desta informação? Explico: o modelo de exame PMP® foi modificado em 31/08/2011 (entenda o que aconteceu clicando aqui), assim, a leitura deste documento, possibilita conhecer o que realmente mudou através da percepção de um profissional PMP® que trilhou este caminho após as mudanças anunciadas.

Aproveito, para novamente parabenizar o Daniel pela sua aprovação no exame, e por sua atenção para com os profissionais de Gerenciamento de Projetos, ao dedicar-se a registrar sua experiência de preparação e sucesso ao se tornar um profissional certificado pelo Project Management Institute – PMI.

O documento pode ser visto online no seguinte link http://www.ronielton.eti.br/pdf/examePMPlicoesaprendidasDanielCarvalho.pdf (http://goo.gl/vnp5V)

Compartilhe! Divulgue! Comente…
@ronielton

P.S.: Meu documento de lições apreendidas pode ser visto na publicação: Lições Aprendidas – Exame Project Management Professional (PMP)®

Sobre Ronielton Rezende Oliveira

IT Pro, Gerente de Projetos, Analista de Segurança da Informação, Professor | MSc, MBA, PMP, PRINCE2, CSM, MCTS, COBIT, ITIL | Escalador e Corredor

Esta entrada foi publicada em Gerenciamento de Projetos com as tags , , , . ligação permanente.

3 respostas a Lições Aprendidas – Exame Project Management Professional (PMP)® – Daniel Carvalho

  1. JoseNo Gravatar diz:

    Legal o trabalho do Daniel. Ele aplicou realmente a área de riscos ao evento exame.
    Fiz ontem o exame, dia 25/04/2012, e foi bem cansativo e difícil. Usei os mesmos materias que o Daniel e também afirmo que o material da Rita é muito bom. O capítulo de Integração dá um show.
    Tenho alguns detalhes a acrescentar:1) Eu também fui surpreendido com o split da tela em português e inglês. Vale ressaltar que na questão em português não tem como marcar a questão escolhida. Tem que marcar a mesma letra na parte debaixo, em inglês. 2) Faltou a ele, pelo menos não mencionou, fazer o simulado em casa da mesma forma que pretendia fazer no dia do exame. Com as paradas, alimentação, banheiro etc. Eu parei quatro vezes de 5 minutos para ir ao banheiro, e na metada, tomei um red bull, pois estava ficando com sono. 3) Ao terminar, é impresso o resultado, por área de conhecimento (Iniciação, Planejamento, Execução, Controle e Encerramento) com o conceito de cada: Proficient, Moderately Proficient e below proficient. Não sei o que significa, quais seriam os percentuail. Vale lembrar que o que vale para passar é acertar 61% de todas questões (após descartar as questões em teste para futuros exames – são 25). Na verdade tem que acertar 61% de 175 questões. Então, mesmo tirando below em alguma área pode passar. Da mesma forma, mesmo tirando proficient em uma ou mais área, pode não passar.
    É essa a minha colaboração.

  2. Ronielton Rezende OliveiraNo Gravatar diz:

    José, “Proficient, Moderately Proficient e Below Proficient”, significa que o seu resultado comparado com a média dos aprovados é Suficiente, Moderado, ou Insuficiente, uma vez que não são divulgados os % de acertos, estes servem para você se situar dentro das cinco áreas de conhecimento avaliadas como você se saiu no exame.

  3. Pingback: Dúvida PMP – Entendendo o processo de comprovação de experiência | BLOG ® Ronielton Rezende Oliveira - ronielton.eti.br

Deixar uma resposta