Mendeley – ferramenta para gerenciamento de referências

Ufa! “Sua vida está mais difícil? Parabéns! você passou de fase!“. Brincadeiras e risadas a parte, estou ligado no 220V. Vida de Mestrando não é muito fácil.

Pausa nas atividades, quero compartilhar e registrar uma excelente ferramenta de gerenciamento de referências bibliográficas, e para aqueles que sempre avaliam a relação custo x beneficio, Mendeley é grátis.

Uma das necessidades primarias de qualquer pesquisador é através da leitura, em publicações recentes buscar referências acadêmicas relacionadas a sua área de interesse, seja, para obter citações, se manter atualizado conhecendo trabalhos de outros pesquisadores, ou até mesmo para orientar novas proposições de pesquisa.

Por isso a ferramenta Mendeley se torna um recurso muito útil, um aplicativo utilizado para facilitar o processo de catalogação e busca em documentos, com interface bastante simples, ela é poderosa e possibilita ao pesquisador manter uma base de dados de seus milhares de artigos acadêmicos, colecionados em simpósios, feiras, conferências, revistas, etc., enfim, qualquer documento PDF que você tenha arquivado no seu computador com aqueles nomes sugestivos (e.g.: 01-11-12-XPTO.pdf) é indexado pela aplicação.

Como um gerenciador de referências, o aplicativo permite que você organize suas fontes de pesquisa, realize anotações e descubra facilmente artigos que possuem determinada “palavra chave” em qualquer parte do documento. E ainda tem mais, o aplicativo também é uma rede social acadêmica, onde é possível colaborar com outras pessoas através da internet, fazer buscas em periódicos on-line e publicar suas próprias produções acadêmicas.

Abaixo um exemplo, onde fora realizado uma busca por palavra chave: “PMO” “Project Management Office”, em uma base indexada de mais de 7.500 artigos acadêmicos publicados (os PDFs estão arquivados na minha máquina).

Mendeley_Desktop_Search_PMO

A ferramenta foi desenvolvida para Windows, entretanto, é possível acessar sua biblioteca no modo on-line através do aplicativo móvel disponível para iOS (iPhone/iPad). Outro recurso interessante é a possibilidade de se criar um perfil on-line com suas informações acadêmicas e profissionais, que esta vinculado ao aplicativo instalado no seu computador, assim, a partir da sua estação de trabalho surge a possibilidade de realizar a publicação de suas produções, ao sincronizar seu computador com a plataforma que está disponível na internet.

O que você pode fazer com o aplicativo Mendeley?
– Gerar automaticamente bibliografias
– Colaborar facilmente com outros pesquisadores on-line
– Encontrar documentos relevantes com base no que você está lendo
– Acessar seus documentos de qualquer lugar on-line
– Importar artigos diretamente de 30 bases de dados acadêmicas
– E muito mais…

Convido-os a visitarem meu perfil na base de pesquisadores Mendeley.

Acesse o site e cadastre-se para baixar o aplicativo! http://www.mendeley.com/.

Compartilhe! Divulgue! Comente…
@ronielton

Sobre Ronielton Rezende Oliveira

IT Pro, Gerente de Projetos, Analista de Segurança da Informação, Professor | MSc, MBA, PMP, PRINCE2, CSM, MCTS, COBIT, ITIL | Escalador e Corredor

Esta entrada foi publicada em Mestrado com as tags , , , , . ligação permanente.

4 respostas a Mendeley – ferramenta para gerenciamento de referências

  1. Francisco AugustoNo Gravatar diz:

    The post is really very interesting and informative…

  2. CamiloNo Gravatar diz:

    That was very good , i will always be here waiting for more updates.

  3. Marlon FinelliNo Gravatar diz:

    Ronielton,

    Excelente explicação desse fantástico software que nos auxilia muito no dia-a-dia.

  4. Ronielton Rezende OliveiraNo Gravatar diz:

    Do you have a minute or two? Want to learn more features about Mendeley? Quick videos by @Andy_Tattersall http://lnkd.in/VN_Ebz

Deixar uma resposta